Ter uma planta em casa é descobrir que existem diversos cuidados que precisamos tomar para que nossa verdinha cresça saudável e atinja sua maturidade e as nossas expectativas. Atualmente um dos assuntos mais buscados no google é: Como plantar em vaso? 

Existem diversas variantes que podem determinar o sucesso ou o insucesso da evolução da sua planta, porém, com algumas dicas simples já é possível começar e se aventurar no mundo das plantas e conseguir seu espaço verde.

Abaixo listaremos 8 dicas para iniciantes na jardinagem:

Dica: Escolha espécies de plantas que se adaptam melhor a sua região, ao clima local e a sua rotina.

Dica: Escolha o vaso de sua preferência. https://japi.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Catalogo-de-Jardinagem-Colecao-2020.pdf

Dica: Pesquise sobre os cuidados básicos da planta como: rotina de rega, quantidade de sol que suporta e tipo de substrato que deve ser usado.

Dica: Verifique se o vaso é furado, caso não seja, ele é um cachepô. Indica-se que o vaso tenha furo ou que se fure, para que a água excedente da rega possa escoar, evitando o apodrecimento das raízes.

Dica: Compre os insumos indicados e separe as ferramentas para facilitar na hora do plantio. Basicamente você precisará de:

– Pedras grandes ou argila expandida;
– Pedras finas;
– Areia;
– Terra adubada;
– Manta bidim;
– Pá;
– Ancinho;
– Garfo.

Dica: Comece o plantio colocando um pequeno pedaço de manta bidim no furo para evitar perda de material com o escoamento de água. Em seguida coloque uma pequena quantidade de pedras grandes ou argila e logo em seguida cubra com um pedaço de manta bidim, adicione a camada de pedras finas, o torrão com a planta e complete com uma mistura de areia (30%) e terra adubada (70%).

Atenção na hora de tirar a planta do vaso original para replantar no novo vaso, pois as folhas e as raízes podem sofrer, é importante

Dica: Após fazer o plantio indica-se ainda que realize uma rega. Atenção a quantidade de água para a espécie de planta escolhida.

8° Dica: Finalize o vaso colocando uma cobertura seca sobre a terra. A cobertura pode ser feita com pedrinhas, casca de pinus, barba de bode e argila.

Abraços

Equipe de Jardinagem JAPI

Siga nossas redes sociais. @japi.br @japistudio