Existe uma torneira ideal para cada ambiente? Essa é a pergunta que tentaremos responder por aqui. Para começar, é bom lembrar que cada pessoa tem seu gosto e a torneira precisa apresentar necessidades específicas para cada ambiente e uso.

Não há uma regra geral para essa decisão, porém, podemos ajudar com algumas orientações que irão facilitar a sua escolha e ajudarão a encontrar a torneira ideal.

É interessante começar o processo tendo como base o ambiente em que a torneira será utilizada. Tradicionalmente são encontrados os modelos clássicos, que são recomendados para banheiros, cozinhas, tanques ou jardim.

Outra característica importante para a escolha da torneira é saber como é sua instalação, que pode ser na pia ou na parede. Os modelos “de mesa” são fabricados para serem instalados em pias ou cubas. Enquanto os modelos “de parede” são para instalações nas quais a torneira será rosqueada diretamente em uma saída de água localizada na parede.

Modelo 1156IHP – Torneira de parede.

Existem outras características importantes que merecem atenção na hora da compra, entre elas, a necessidade ou não do uso de arejador, se é modelo de bica móvel e se a torneira precisará ser compatível para o uso com água quente.

O arejador, quando presente, fica localizado na ponta da torneira e é uma peça que permite um jato de água suave e sem respingos, além de ajudar a reduzir o consumo de água.

As torneiras podem possuir a bica fixa, móvel ou flexível. A fixa é o modelo de que tem menor mobilidade e, muitas vezes, menor alcance. A bica flexível entrega mais possibilidades ao usuário, além de maior mobilidade e alcance. A bica móvel é o modelo intermediário entre as duas e é o tipo mais comum nas torneiras.

Modelo 1167P – Torneira de mesa com bica flexível preta.

Porém, nem todos os tipos de torneiras são adequados para o uso com água quente. Misturadores e monocomandos são as principais escolhas para as instalações que possibilitarão ao usuário escolher entre água quente, morna ou fria.

Modelo MCMJ200 – Monocomando para cozinha com bica móvel e tecnologia Cold Start.

Gostaram das dicas? Agora é só pesquisar e escolher a sua torneira ideal.

Boa sorte!