Nos últimos meses, fomos obrigados a diminuir o ritmo e ficar mais em casa. O que a gente não imaginava é que essa nova realidade ia despertar a necessidade de estar em contato com a natureza e com o verde. E com isso, o mercado de jardinagem cresceu, surgiram novos produtos, novos apreciadores e muitas dúvidas.
E com o objetivo de sanar algumas dúvidas e ajudar os principiantes de plantão trouxemos algumas dicas de utilização para os vasos de jardinagem.
Primeira dica importante…você sabe diferenciar o que é Vaso e o que é Cachepot?
Vaso é aquele recipiente onde existe um “furo” no fundo. Esse orifício tem a função de escoar a água excedente da rega e não encharcar a raiz das plantas, o que pode prejudicá-las.
Já o Cachepot não possui este “furo”. Por isso, ele não é indicado para plantar diretamente no recipiente. Seu melhor uso é como um item decorativo, recebendo um vaso plástico simples dentro dele.
Cada material é indicado para um tipo de ambiente. Essa é uma questão a ser avaliada quando você adquirir um vaso de jardinagem. Preste atenção na descrição do material que é feito. Vamos citar aqui dois exemplos clássicos e que sempre confundem muitas pessoas.
Quando usar o Vaso Plástico e quando usar o Vaso de Barro?
Existem diferenças fundamentais nestes dois produtos que podem definir o sucesso ou o insucesso do desenvolvimento das suas plantas. E são elas:
Vaso de Plástico
– Mantém a umidade da planta;
– Menor frequência da rega;
– Mais leves, ou seja, mais fácil de transportar;
– Resistentes e aguentam as intempéries;
– Mais fácil de desinformar e replantar;
– Indicado para locais de sombra ou meia sombra;
– Maior variação de modelos, formatos e cores;
– Pode ser reciclado.
Vaso de Barro
– Retira a umidade da planta por conta da porosidade do barro;
– Maior frequência de rega;
– Mais pesados, difíceis de transportar;
– Permite que os sais e nutrientes em excesso saiam pela parede do vaso;
– Indicado para locais de meia sombra e pleno sol;
– Produto Natural, com visual mais rústico.
Importante lembrar que as características dos vasos de barro só são válidas se o recipiente não for pintado e/ou impermeabilizado. Uma vez que o vaso de barro passe por modificações em suas paredes, o mesmo vai se comportar como um vaso de plástico.
E aí, gostou das dicas? Com essas informações acreditamos que será bem mais fácil definir qual produto escolher para garantir a saúde e o sucesso das suas plantas. E caso opte pelos vasos plásticos, acesse nosso catálogo e conheça a extensa linha de jardinagem JAPI, com modelos exclusivos, variedade de cores e texturas realistas inspiradas nos elementos naturais.
Tem mais dúvidas? Mande pra gente, teremos um enorme prazer em ajudar o seu mundo a ser mais verde.
Abraços
Equipe de Jardinagem JAPI
Siga nossas redes sociais