Cerâmica e porcelana são materiais bem parecidos e os termos acabam gerando dúvidas e confusão. E apesar das semelhanças, há diversos pontos divergentes entre os produtos.

 

Louça

É uma palavra que é utilizada tanto para a cerâmica quanto para porcelana e pode ser decorativa ou sanitária. Apesar de diferenças pontuais no processo produtivo, esses produtos têm em comum a composição estrutural em argila ou barro, que são queimados em fornos de alta temperatura.

 

Cerâmica x Porcelana

A cerâmica é feita de argila aquecida em temperatura muito alta e endurecida. As peças de cerâmica são menos densas e absorvem mais água do que a porcelana. Elas podem ser feitas em uma variedade de formatos e cores que são esmaltadas antes de serem cozidas.

A cerâmica é comumente usada em lavatórios, bacias sanitárias, aparelhos de cozinha, além de revestimentos e isoladores elétricos.

 

Já a porcelana, que também é feita de argila, é cozida e endurecida, tem em sua mistura caulim, quartzo e feldspato. É um tipo de cerâmica, mas sua composição a torna mais densa e durável. Na prática, ela fica com um aspecto vítreo e apresenta isenção de sonoridade.

Por seu refinamento e consequente maior custo, a porcelana é amplamente utilizada em objetos decorativos e itens finos.

 

 

Tem mais dúvidas? Mande pra gente, teremos um enorme prazer em ajudar!

Siga nossas redes sociais.

 

Abraços,

JAPI