Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), órgão do governo federal, o Brasil possui cerca de 12% de toda a água doce do planeta, recentemente, escutamos notícias sobre racionamento de água em algumas cidades brasileiras. Sabendo que este bem é finito, podemos tomar algumas atitudes para ajudar na economia de água e também na nossa conta no fim do mês. Que tal conferir estas dicas que separamos para vocês?
- Procure por vazamentos
Alguns vazamentos podem ser facilmente detectados pelo teste do relógio de água. Você fecha o relógio (hidrômetro) e anota as posições dos ponteiros, feche todas as torneiras e não utilize os sanitários, após uma hora verifique se há mudanças, se houver é muito provável que exista vazamentos.
Já na caixa d’água feche a torneira de boia da caixa para impedir a entrada de água, feche todas as torneiras e não utilize os sanitários. Em seguida faça uma marcação na caixa para indicar o nível de água e aguarde por uma hora. Após esse período se houver um nível inferior ao marcado é sinal que há um vazamento na canalização ou nos sanitários. Os mesmos testes podem ser feitos em reservatórios subterrâneos.
- Use moderadamente para a higiene
Tome banhos curtos. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa, essa é uma atitude simples que pode reduzir de 180 para 48 litros cada banho.
Escovar os dentes mantendo a torneira fechada também ajuda economizar até 85% de água.
- Use corretamente na limpeza
Na hora de lavar a louça retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas. Faça esse processo antes de abrir a torneira e iniciar a limpeza, lembrando de manter a torneira fechada enquanto ensaboa. Já no caso de máquinas de lavar louça espere encher para ligar.
Na hora de usar a mangueira tenha cautela, pois 15 minutos já são um consumo de 180 litros de água. O ideal é varrer as calçadas, utilizar um balde de água para lavar o carro e acumular roupas para lavá-las todas de uma vez.
- Cuide dos reservatórios
O cuidado com os reservatórios têm um papel fundamental na preservação da água limpa. O armazenamento da água da chuva, por exemplo, serve para irrigar o jardim. Ainda para as plantas use água da lavagem de frutas e legumes.
Já nas piscinas evite a evaporação, sendo ela de tamanho médio a economia chega a 3.785 litros ao ano. Para se ter uma ideia isso representa o consumo de quatro pessoas por igual período.
- Utilize mecanismos que economizam água
Podemos citar o uso de torneiras com fechamento automático, chuveiros com controle de vazão e botões de descargas adaptados para liberar uma quantidade menor de água como opção. Outro item mais simples é o arejador para torneira que mistura ar na água, respingando menos e promovendo economia e o mecanismo de fechamento cerâmico com ¼ de volta, que tem fechamento rápido e evita vazamentos.
Já o uso de sanitários com caixa acoplada no lugar de sanitários com válvula pode reduzir de 15 para 6 litros de água cada descarga, visto a padronização das fabricantes desde 2001.
Gostaram? Confira nossa linha de plásticos e metais sanitários, tenho certeza que irá encontrar algum produto que irá contribuir e muito na economia de água da sua casa!
Abraços!
Equipe de Metais JAPI