Você já deve ter ouvido falar nos famosos Jardins Verticais. Para quem não conhece, nada mais é do que organizar espécies de plantas na vertical, seja em paredes, muros, fachadas e até murais e quadros.

Os jardins verticais nasceram da vontade de incorporar nos ambientes, áreas verdes e de integração com a natureza que não ocupassem grandes espaços.

É possível executar um jardim vertical de diversas formas, seja contratando uma empresa especializada em paisagismo ou colocando a mão na massa, o famoso “Do it Yourself” que traduzindo significa: “Faça você mesmo”.   Independente da sua escolha, o importante é ter um jardim vertical para chamar de seu.

Vamos dar dicas para você montar seu “Jardim Vertical” com vasos decorativos Japi. Afinal, vasos decorativos é uma das nossas especialidades.

Escolha das plantas

A primeira questão importante a ser avaliada é quais os tipos de plantas serão utilizadas. A escolha das espécies vai influenciar diretamente na escolha do vaso, isso porque as plantas indicadas para jardins verticais, em sua grande maioria, são plantas pendentes e por estarem na vertical vão cair sobre o vaso.

E ser você que o vaso ganhe destaque o ideal escolher espécies que não tenham folhas grandes e que não sejam muito fechadas ou muito cheias de ramos para não esconder seu vaso. Neste tipo de jardim, também é necessário realizar a poda com maior frequência, afim de mantê-lo organizado e com os vasos aparentes.

 

Aposte em vasos de plástico

Os vasos de plástico são os mais indicado para os jardins verticais. São mais leves, não transferem a umidade da terra para a parede e possuem maior variedade de formatos, tamanhos e texturas.

Um diferencial ao utilizar vasos decorativos é a liberdade de brincar com desenhos, cores e texturas, permitindo inúmeras combinações e deixando os ambientes mais atrativos e únicos. Abuse da criatividade e deixe o jardim com a sua cara.

Possui um Jardim Vertical? Compartilhe conosco sua experiência, adoraremos conhecer.

Dúvidas e sugestões, conte conosco.

Abraços

Equipe de Jardinagem JAPI