Decidir qual o modelo de vaso de jardinagem comprar para decorar nossa casa, nosso espaço de trabalho ou lazer pode parecer simples, porém, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para não surgir arrependimentos futuros.

Como já é sabido, estão disponíveis no mercado uma infinidade de modelos, tamanhos, cores, texturas e materiais para vasos de jardinagem, e é necessário que algumas informações sejam levadas em consideração. Nesse texto daremos algumas dicas básicas para que sua escolha seja certeira.

Antes de mais nada, é necessário responder algumas perguntas simples: Onde o vaso será colocado? É um espaço pequeno? Um espaço grande? É em ambiente fechado ou ambiente externo? Se for ambiente externo, vai ficar no sol ou na sombra? Que tipo de planta você imagina para este vaso?

Cada resposta sua te direcionará para um tipo de vaso, por exemplo:

  • Se seu espaço for pequeno, prefira vasos compactos. Dê preferência aos modelos de cores claras se a intenção é do ambiente não parecer menor ainda.
  • Se seu espaço for grande, você pode ousar em modelos, tamanhos e experimentar até composição com mais de um vaso. As cores podem ser mais escuras e as texturas podem ser um grande aliado para chamar atenção na decoração.
  • Se for instalado em ambientes fechados, certifique-se de comprar um prato junto com o vaso para não ter vazamento de água e sujar o chão.
  • Se for instalado em ambientes abertos, dê preferência para locais onde seja possível escoar a água sem o auxílio do prato, locais com grama, revestimentos permeáveis ou até sem coberturas no solo.
  • Se o vaso for ficar na sombra, você pode abusar dos materiais. Existem opções de vasos de jardinagem em polietileno (https://japi.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Catalogo-de-Jardinagem-Colecao-2020.pdf), cerâmica, barro, fibra de vidro, vidro, madeira, cimento, entre outros.
  • Se o vaso for ficar no sol, não é aconselhado escolher itens com materiais que sofrem grande dilatação e temperatura na presença de calor, por exemplo a madeira, que pode sofrer mudanças bruscas em sua estrutura chegando muitas vezes a quebrar e os vasos de metal que esquentam demais.
  • Atente-se na escolha das plantas.Vasos com bases pequenas costumam ser instáveis e cair quando combinados com plantas altas.
    Plantas com raízes agressivas costumam quebrar vasos com mais facilidade, principalmente itens de materiais com pouca resistência a tração.
    Plantas que necessitam de mais água precisam ser assistidas com mais frequência quando plantadas em vasos de materiais porosos, como o barro e o cimento, pois são materiais que absorvem água, retirando a umidade da terra.
    Plantas com folhas caídas podem esconder o vaso, como a samambaia.

Com essas dicas, escolher seu vaso de jardinagem ficou muito mais fácil e divertido. E as chances de se arrepender com uma compra mal planejada, diminuem consideravelmente, afinal você estará escolhendo um arranjo que estará presente no seu dia a dia.

Investir tempo antes de realizar a compra do seu vaso de jardinagem, além de economizar dinheiro é garantir que o item escolhido vai atender suas expectativas.

Eai, essas dicas te ajudaram? Tem alguma dúvida? Mande pra gente, teremos um enorme prazer em ajudar o seu mundo a ser mais verde.

Abraços

Equipe de Jardinagem JAPI

Siga nossas redes sociais. @japi.br @japistudio