Os vários benefícios físicos, psicológicos e sociais do contato com a natureza já estão mais que comprovados. O que poucos sabem é que dá para trazer a natureza para perto com poucos utensílios e materiais, muitas vezes reciclados e reutilizados. Um jeito simples é plantar feijões em casa. Uma excelente pedida para divertir toda a família.

Para o experimento você vai precisar:

  • 1 recipiente (caixa de leite vazia, lata vazia, copo descartável, entre outros)
  • Algodão (pode ser também papel higiênico ou papel filtro)
  • Água
  • Feijões
  • Caneta e papel
  • Plástico filme (opcional)

Como fazer?

  1. Forre o fundo do recipiente com o algodão
  2. Coloque alguns feijões no fundo do recipiente
  3. Molhe o algodão com um pouco de água
  4. Feche com plástico filme (opcional)
  5. Com o papel e a caneta identifique cada recipiente com a data de plantio
  6. Para completar, coloque os recipientes em local com incidência solar e molhe o algodão todos os dias para mantê-lo sempre úmido.

O que podemos ensinar e aprender com esse experimento

As plantas necessariamente precisam de água e luz para se alimentar. E explicar para as crianças com o exemplo do feijão, pode ser uma tarefa muito mais fácil.

Acompanhar o plantio, germinação e desenvolvimento do feijão criará um vínculo afetivo da criança com a planta e uma expectativa para o crescimento da mesma.

Conferir a responsabilidade da rega do feijão para a criança, mesmo que com acompanhamento, indica que compromissos e tarefas não são difíceis de serem cumpridos.

Explicar que tudo faz parte de um ciclo, que plantamos o feijão hoje para colhermos amanhã, é exemplificar que o cuidado com a natureza é essencial e diário.

E para finalizar, compartilhar momentos como esse em família fará disso uma oportunidade de criar lembranças gostosas e eternas.

Conte a sua experiência com os feijões em nossas redes sociais:

@japi.br @japistudio

Adoraremos interagir e compartilhar esses momentos com vocês.

Abraços!

Equipe de jardinagem JAPI