Os jardins internos são uma ótima alternativa para trazer a natureza para dentro de casa. Por se tratar de um cômodo integrado aos demais, ele precisa ser previamente pensado. A intenção desse espaço é, além de trazer mais verde para a casa, aumentar a incidência de luz solar e ventilação natural.

Alguns ambientes são mais utilizados para implantar o Jardim Interno, como as áreas sob as escadas, sala de estar, quartos e áreas anexas a casa, recentemente, está sendo bastante utilizado em banheiros também.

Esse ambiente atrelado a um projeto arquitetônico, pode garantir um elemento estético funcional, chave na residência, além de transformar um espaço simples no espaço favorito dos moradores.

Mas antes de instalar um “Jardim Interno” em casa é necessário avaliar alguns elementos importantes como o espaço, luminosidade, ventilação, espécies de plantas utilizadas, manutenção do jardim, elementos decorativos e os fechamentos. Abaixo falaremos brevemente desses elementos para que você acerte nas escolhas.

Espaço
Para instalar um jardim interno é necessário avaliar onde ele será posicionado na casa, pois, sua localização irá interferir na entrada de luz natural, na entrada de ventilação natural, na circulação dos ambientes e no visual.

Luminosidade
Já é conhecido que algumas espécies de plantas precisam de mais luz solar que outras, entretanto, para que se desenvolvam de forma saudável é preciso considerar esse fator previamente.

Ventilação
A instalação do Jardim Interno irá interferir na luz natural e na ventilação que entrará na casa. Isso porque, as aberturas necessárias para manutenção ou o acesso faz com que os demais ambientes sejam diretamente afetados, podendo gerar uma corrente de ar extra, que pode ser considerada boa ou ruim. É necessário avaliar esse fator e ninguém melhor do que um profissional qualificado para acompanhar.

Espécies de plantas
O elemento mais importante quando se decide implantar um jardim interno são as plantas. É importante avaliar a beleza das folhagens e das flores e a resistência dessas espécies em condições de baixa luminosidade. Para que o jardim interno esteja sempre impecável, as plantas precisam ter acesso à luz natural e água, estando assim sempre saudáveis. Além das condições físicas das plantas é importante conhecer quais os cuidados indicados para determinadas plantas, como será a manutenção do jardim, poda e rega.

Manutenção
Os jardins internos mais sofisticados possuem sistema automatizado de rega, o que garante que as plantas sejam molhadas de forma regular e conforme a necessidade. Porém, na grande maioria dos ambientes a rega é realizada de forma manual e, por esse motivo, é importante entender a periodicidade das regas e a quantidade de água necessária de água para cada espécie.

A poda das plantas também é um fator importante, já que algumas delas perdem suas folhas em determinadas épocas do ano e isso irá gerar um resíduo extra que precisa ser retirado, além das plantas que crescem e precisam ser podadas para se manterem vistosas e bonitas.

Elementos decorativos
O Jardim interno é geralmente decorado com vasos de jardinagem de diversos tamanhos, formatos e texturas. Ao invés de utilizar a grama, eles também são finalizados com pedras decorativas para evitar que a sujeita entre na residência. Quanto mais diferentes os vasos de jardinagem forem entre si mais dinâmico e interessante o espaço. O material dos vasos pode ser de vários tipos, no mercado temos disponíveis vasos de barro, cerâmicos, fibra de vidro, cimento e polietileno (confira em nosso site nosso portfólio de vasos JAPI). Não economize na criatividade na hora de escolher os itens decorativos.

Fechamentos
Os fechamentos dos jardins internos geralmente são de vidro ou policarbonato, isso permite a incidência da luz solar. Porém, eles podem ser abertos e, nesses casos, indica-se instalar pergolados, grades ou elementos que evitem a entrada na residência de pessoas desconhecidas por essas aberturas.

Após nossas dicas ficou mais fácil planejar o seu jardim interno? Esperamos que sim e ficaremos felizes em acompanhar nas redes sociais os jardins espalhados pela casa dos nossos leitores.

Ficou com alguma dúvida? Mande para gente, teremos um enorme prazer em ajudar o seu mundo a ser mais verde.

Abraços,

equipe de Jardinagem JAPI