O martelo é uma das ferramentas mais populares do mundo. Mas você sabia que existem diversos tipos e para vários usos? Então conheça um pouco mais sobre o assunto agora.

Os martelos podem ser usados para um simples prego na parede ou em madeira, remover pregos ou componentes de superfícies, entre diversos outros trabalhos que contam com o auxílio dessa ferramenta.

Mas você sabe como escolher um martelo? Isso varia conforme a necessidade individual, pois existem modelos menores e mais leves para usos que precisem um menor impacto ou em superfícies mais delicadas.

Tem também os de médio e grande porte, que são os mais indicados para uso profissional por gerarem um maior rendimento. Além disso, tem opções de cabo que podem ser madeira, que é o material mais comum, ou fibra de vidro, moderno e capaz de oferecer leveza e resistência.

Dica para uso

Uma dica legal é segurar o prego e dar batidas leves para fixar minimamente na superfície. Quando o prego estiver fixo afaste a mão que estava nele e segure na extremidade inferior do cabo do martelo, dessa maneira forma-se uma alavanca gerando ampliação na força usada e pregando com muito mais facilidade.

Lembrando que é importante sempre usar os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) indicados, como óculos de proteção e luvas, por exemplo.