A principal diferença entre a torneira de parede e a de mesa é o local de instalação.  A torneira de parede é fixada diretamente no ponto de água da parede e a de mesa usa mangueiras para fazer essa ligação.

Importante saber que a escolha do tipo de torneira está totalmente vinculada à escolha da cuba. Após definido qual tipo de cuba será utilizada, (apoio, sobrepor, mesa, dentre outras) definimos o modelo de torneira, o contrário também serve, quando desejamos muito um modelo de torneira temos que encontrar uma cuba que se adeque ao projeto.

Cubas de sobrepor, semi-encaixe e embutir normalmente são combinadas com torneiras de mesa.  Já as cubas esculpidas podem ser combinadas com ambos os modelos de torneira mesa ou parede. Os modelos de torneiras de mesa com bica alta são mais indicadas para cubas de apoio.

No momento da instalação é importante manter uma distância entre a altura da saída da água e o início da cuba.

Em banheiros e lavatórios o indicado é no mínimo é de 10cm. Alturas menores podem tornar desconfortável o uso.

Na cozinha a medida mínima é de 30cm entre a saída de água e o fundo da cuba, caso contrário fica inviável lavar utensílios e panelas!

 

O importante é entender que não existe certo ou errado, mas algo que forme um conjunto harmônico e funcional no seu ambiente.

 

Abraços!

 

Equipe de Metais JAPI